noticia1
Versatily Ambiental

Versatily Ambiental

Poluição Ambiental

A poluição causada por produtos químicos pode ser considerada um dos principais tipos de poluição ambiental. E nessa categoria podemos destacar os principais problemas e quem é o responsável por cada um deles.

Os produtos químicos que poluem o meio ambiente podem ser aqueles usados pelos agricultores para combater as doenças que atacam as suas plantações, por exemplo. A poluição química nesse caso, começa quando o agricultor espalha o produto químico sobre a planta, vem a chuva e o arrasta para os rios e para as águas que existem no subsolo. Como você percebe o efeito pode atingir diretamente: solo e água.

Um outro fator que pode fazer com que produtos químicos aumentem a poluição ambiental é o de lavagem clandestina de barcos no alto mar, que acabam deixando resíduos na água. Mais grave ainda são os resíduos químicos radioativos depositados no fundo do mar ou quando são contidos (pela impossibilidade) depois de um acidente com uma usina nuclear. Nesses casos, eles podem causar prejuízos para os rios e para o ar.

Quando acontece um naufrágio de um navio petroleiro, os prejuízos para o meio ambiente são certos. Milhares de toneladas de petróleo acabam na água e na costa, destruindo a vida marinha da região afetada. São chamadas de marés negras, o petróleo derramado.

A poluição causada pelos produtos químicos pode afetar, como foi visto anteriormente, a água, porém, além dos casos já citados, existem outras problemas que podem causar a poluição de rios e mares. E a poluição da água é considerada um dos tipos principais de poluição ambiental.

Vejamos Quais Podem ser as Origens da Poluição da Água:

1. Através das indústrias: para que esse tipo de poluição não ocorra é necessário que determinadas indústrias, aquelas que trabalham com produtos tóxicos, descartem os dejetos da forma adequada, isto é, visando não prejudicar o meio ambiente. Porém, em muitos casos, não é assim que funciona na prática e esses produtos acabam caindo nos rios e lagos, afetando diretamente as espécies animal e vegetal.

2. Através dos insumos agrícolas: também como falamos anteriormente, os agricultores usam uma série de agrotóxicos e também fertilizantes, para adubar o solo e matar as pragas que atacam as plantações. O problema é que muitos desses produtos são nocivos para os mananciais.  A poluição acaba sendo facilitada pela chuva, que leva esses produtos para a água de rios ou córregos, e ainda, parte deles são absorvidos pelo solo chegando ao lençol freático. O pior ainda é que essa mesma água depois vai abastecer as zonas rurais e urbanas. Neste caso, não só contamina o meio ambiente como contamina as pessoas e os animais domésticos que vivem nessas casas.

3. Através do esgoto doméstico: a água nesse caso sofre com a poluição, na maioria dos casos por causa da omissão do Estado, que não fornece o tratamento de esgoto necessário a população. O esgoto ao invés de ser tratado vai direto para os rios, a contaminação nesse caso, posteriormente causa doenças para as pessoas daquela mesma região.

Destacamos como o Terceiro Principal tipo de Poluição Ambiental: a Poluição do Ar.

A vida humana depende do ar para sobreviver, porém, muitas vezes esse ar acaba nos provocando doenças, algumas que podem levar à morte. Isso porque a poluição do ar provoca alteração nas taxas dos componentes normais do ar, colocando na atmosfera substâncias estranhas e perigosas para a saúde do homem.

É simples observar o quanto essas mudanças podem nos fazer mal e nesse caso sem nem mesmo falar de poluição. Por exemplo, se um grupo de pessoas ficar aglomerado dentro de uma sala fechada, o ar respirado ali dentro começará a ficar muito úmido, por causa da diminuição de oxigênio e o índice maior de dióxido de carbono. Além disso, o vapor da água e o suor em excesso irá fazer com que muitas pessoas tenham mal estar nesse tipo de situação. Agora, imagina, quando o ar está impregnado de partículas poluidoras.

Existe uma grande quantidade de agentes poluidores do ar e a poluição atmosférica considerada a mais frequente é sofrida pela natureza, graças a esses “produtos”.

Se queremos falar sobre quais os agentes poluidores mais nocivos para o ar, podemos iniciar pelo carro, com o motor a explosão, o veículo liberada monóxido de carbono quando está funcionando. Esse gás é considerado muito perigoso, é sem cheiro e se mistura no ar, e claro, nós o inalamos sem mesmo nos dar conta. Dentro do organismo humano, ele entra na corrente sanguínea, através das vias nasais e se associa a hemoglobina, o composto formado nesse processo é o carboxiemoglobina. Uma pessoa pode sofrer de asfixia porque a hemoglobina “ocupada” pelo monóxido de carbono não consegue levar o oxigênio.

Em cidades da Europa, como em Milão por exemplo, quando a prefeitura da cidade faz a medição da taxa de poluição e percebe que os índices estão acima do suportável, proíbe o uso do carro durante um dia inteiro. A medida é tomada quantas vezes é julgada necessária. Além disso, a entrada de carros no centro da cidade só pode ser feita a pagamento, para incentivar que as pessoas deixem o veículo em casa e prefiram o metrô. Sem falar nas campanhas de incêndio para a compra do carro elétrico.

Os carros não são os únicos vilões dessa história. As fábricas também acabam soltando no ar componentes químicos que causam poluição ambiental e afetam diretamente a saúde das pessoas. Um dos grandes problemas que a humanidade vem enfrentando e ainda terá que enfrentar é o efeito estufa. A poluição do ar é um dos fatores que colabora para o problema.

A poluição ambiental pode ter um efeito fatal em seres humanos e ecossistemas, por essa razão é muito importante evitar a poluição ambiental.

COMPARTILHE ESTA MATÉRIA

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Share on whatsapp
whatsapp
WHATSAPP Envie uma mensagem!